logo RCN
São Lourenço do Oeste

Cenário econômico e mercados globais em 2023 são tema de palestra

  • Divulgação Acislo - Prosa ocorreu na sede da Acislo.

Na quinta-feira (15), Acislo sediou um bate papo com o economista-chefe e responsável pelas áreas de produtos na Nippur Finance, Cristian Pelizza. Na oportunidade, cenário econômico e mercados globais em 2023 foram pauta

A noite de quinta-feira (15) foi de aprendizado na Cidade Jardim. Nela, houve uma palestra realizada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), com o economista-chefe e responsável pelas áreas de produtos na Nippur Finance, Cristian Pelizza. Tema do bate-papo foi o cenário econômico e mercados globais em 2023.

Pelizza pondera que a ideia foi apresentar um panorama do mercado visando um cenário de país e mundo e obtendo uma base para 2023. De acordo com ele, devido ao fato de que todos os acontecimentos do mundo impactam no mercado, é importante manter uma vista ampla.

Pontuando que o Brasil passou por um ciclo duro, em principal na questão monetária – se tratando da alta de juros e aumento na inflação no pós-pandemia, a previsão é de suavização segundo o economista. “A gente já começa a vislumbrar um pouco de desaperto na política monetária. Ainda não dá para cravar, mas a inflação se mostrou um pouco mais fraca e alguns indicadores de mercado já mostram desaceleração”, explicou usando que outro ponto que favorece para isso é o cenário global, o qual projeta uma taxa de juro mais amena nos Estados Unidos.

“Quando a gente coloca todos esses fatores em conjunto, eles acabam refletindo em juros mais baixos no Brasil”. Com base nisso, ele projeta uma queda de juros no segundo semestre. Cristian adianta que isso não ocorrerá em um curto prazo, mas será melhor que o cenário passado – 27 meses entre juros subindo ou estacionado em 13,75%.

“Apesar de termos os juros com tendência de queda, o que pode ajudar a destravar o crédito, ainda não há uma visão para juros tão baixos como na pré-pandemia. Efetivamente, é um cenário que exige um pouco mais de cuidado por parte do empresário”, orienta.

Pelizza afirma que as incertezas ainda não foram totalmente eliminadas, mas adianta que o cenário é de melhora. Um dos pontos que pode favorecer isso é a liberação de crédito com a redução de juros. 

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News;


Museu de Formosa do Sul retoma atividades Anterior

Museu de Formosa do Sul retoma atividades

MPSC ingressa com ações para cumprimento de lei Próximo

MPSC ingressa com ações para cumprimento de lei

Deixe um comentário